Bicho de Sete Cabeças

De Notas pessoais





BICHO DE SETE CABEÇAS.jpg





• Bicho de Sete Cabeças

Fonte: http://www.osignificado.com.br/bicho-de-sete-cabecas/

Bicho de sete cabeças é uma expressão popular que significa que se está perante alguma dificuldade que pode não ter uma resolução simples.

Ao surgir alguma situação que se torna num grande problema e não se vislumbra uma resolução rápida, diz-se que a situação é um bicho de sete cabeças. Por exemplo: Aprender finlandês estava se tornando um bicho de sete cabeças.

A expressão também é utilizada como forma de tranquilizar alguém com receio de enfrentar uma situação aparentemente complicada ou ainda para minimizar a gravidade de um problema. Exemplo: Tirar a carteira de motorista não é um bicho de sete cabeças. Origem da expressão

Hidra de Lerna, personagem da mitologia grega é uma possível explicação para a origem da expressão. De acordo com o mito, Hidra de Lerna era uma gigantesca serpente que possuía muitas cabeças e habitava a região pantanosa de Lerna, na Grécia antiga. Era um animal extremamente perigoso e difícil de ser extinto porque quando uma das cabeças era cortada outra renascia em substituição. Coube a Hércules a missão de derrotar o monstro. Para impedir a renovação das cabeças, Hércules incinerava cada cabeça cortada. Foi desta forma que conseguiu derrotar o terrível bicho.

Há quem defenda que a expressão tenha sido consagrada devido a existência de apenas sete cabeças no mostro.



Ferramentas pessoais

contador de visitas