O Princípio de Pareto

De Notas pessoais





Pareto1.png
Pareto2.jpeg





• O Princípio de Pareto

Fonte: http://blog.sucessoagora.com/1252/o-principio-de-pareto/

Você já se perguntou por que a vida parece tão injusta? Por que nos esforçamos tanto para ter sucesso sem que alcancemos os resultados desejados? Ou então, por que trabalhamos tanto mas não conseguimos ganhar o dinheiro que queríamos?

A resposta para essas e outras questões pode estar relacionada a um economista italiano chamado Vilfredo Pareto.

Vilfredo era um cara super gente boa que nasceu no final do século retrasado e que adorava gatos. Mas não foi essa a causa que o deixou famoso. Vilfredo observou uma coisa muito interessante: 80% de todas as terras da Itália estavam nas mãos de 20% da população. Intrigado com essa observação, resolveu analisar outros acontecimentos e, com isso, criou o que conhecemos hoje como O Princípio de Pareto, ou a regra dos 80/20.

Mesmo que nunca tenha ouvido falar nessa teoria, com toda certeza você sofre sua influência. Ela diz que 80% dos resultados são obtidos de apenas 20% dos nossos esforços.

E teoricamente essa regra se aplica em várias outras áreas.

Intrigado com as possibilidades dessa regra, comecei a fazer algumas pesquisas e descobri coisas muito interessantes:

  • Se pegarmos as 10 pessoas mais ricas do mundo, veremos que as 3 primeiras ganham tanto quanto a soma das outras 7.
  • 80% do lucro anual de uma empresa vem da venda de 20% de seus produtos.
  • 80% do lucro de todos os bancos vem de 20% de seus clientes.
  • A Microsoft percebeu que se ela consertar 20% dos problemas de seus programas, 80% dos erros são resolvidos.
  • 80% dos gastos de um plano de saúde são causados por apenas 20% de seus usuários. Os outros 80% de usuários custam apenas 20% para o plano de saúde.
  • 80% de tudo o que é produzido em uma empresa é feito por apenas 20% de seus funcionários.
  • 20% dos países abrigam 80% da população mundial.

Obviamente essa não é uma regra exata, mas me parece que é uma média bastante significativa. Como posso tirar proveito do Princípio de Pareto?

Se o seu objetivo é ganhar muito dinheiro, primeiro precisa encontrar as atividades que mais lhe trazem resultados financeiros. Faça uma lista de suas ações diárias e vá atribuindo notas a cada uma dessas atividades. As notas mais altas devem ser dadas às ações que você sabe que lhe trarão maiores retornos. A segunda etapa e, talvez, a mais difícil, é deixar de se preocupar gradativamente com as ações que não lhe trazem resultados financeiros. Exemplos: ler duzias de e-mails que lhe tiram o foco, visitar sites de fofocas, arrumar eternamente seu escritório, etc.

Depois de fazer sua lista, estruture-a pela ordem de importância, e parta para a ação. Mas, lembre-se: não vale trapacear. Deixe o medo de lado

Muito provavelmente, no princípio, você poderá ter medo de encarar as coisas que realmente deve fazer. Mas se você quer ser realmente uma pessoa produtiva e se destacar da multidão, deve realmente fazer o esforço.

Afinal, se você quiser fazer parte do seleto grupo das 20% das pessoas que produzem 80% dos resultados, deve fazer coisas que a grande maioria não faz.

Um grande abraço,

Tiago C. Simões


Ferramentas pessoais

contador de visitas