Site Web - Base de dados

De Notas pessoais



< Como montar um site na Internet


• Para que usar base de dados no meu site?

Fonte: http://http://www.killersites.com

O que são páginas dinâmicas?

Para entender as páginas dinâmicas, é preciso primeiro entender as páginas normais ou 'estáticas'.

Páginas não-dinâmicas são aquelas que não mudam a cada vez que são carregadas no navegador, nem mudam quando o usuário clica em um botão. A única mudança que você verá em páginas estáticas será quando elas carregarem ou descarregarem, que é o que acontece quando se clica num link.

Resumindo: páginas web estáticas (as páginas comuns que você constrói) têm sempre a mesma cara e o conteúdo nunca muda, a menos que você carregue uma nova página ou mude a página existente e carregue a nova versão para o servidor web.

As páginas dinâmicas, por outro lado, podem mudar a cada vez que são carregadas (sem que você tenha que fazer essas mudanças) e podem modificar seu conteúdo baseado em ações do usuário, como clicar num texto ou imagem.

PÁGINAS WEB MOVIDAS A BANCO DE DADOS

Um dos tipos mais comuns de páginas dinâmicas é o baseado em banco de dados. Isso significa que você tem uma página web que pega a informação de um banco de dados (ao qual está conectada por programação) e a insere em seu conteúdo a cada vez que é carregada.

Se a informação armazenada no banco de dados muda, a página conectada a ele também tem seu conteúdo automaticamente modificado sem intervenção humana.

Este tipo de página é comum de se encontrar nos sites de bancos, na área de homebanking, onde você acessa (digitando seu nome de usuário e senha) e verifica o andamento da sua conta bancária. As informações da sua conta são armazenadas num banco de dados que está conectado à página web, de forma que você possa visualizar suas informações.

Imagine se a página com as suas informações bancárias tivesse que ser modificada de forma tradicional (à mão) cada vez que houvesse uma entrada ou saída na sua conta! Mesmo mil pessoas trabalhando 24 horas por dia, tomando uma xícara de café atrás da outra, não conseguiriam manter tudo atualizado!...

Espero que você esteja começando a entender por que você precisa de um site movido a banco de dados: se quiser que sua informação seja atualizada constantemente, assim como nos sites dos bancos.


Tipos de bancos de dados

Nas páginas de sites, normalmente se utiliza o banco de dados chamado MySQL. Esta é uma base de dados que roda em mais de 80% de todos os sites de Internet que existem por aí.

Voce também pode acessar outras bases de dados tais como PostgreSQL , bases de dados Oracle .

Normalmente quando voce instala um aplicativo como os já descritos, voce somente necessita informar o site onde reside a base de dados, o nome da base de dados, o usuário de acesso e a sua senha. Com essas informações, o aplicativo acessa o banco de dados e cria todas as tabelas que irá necessitar, e até mesmo popula algumas delas.

Depois, com o uso normal do site, a quantidade de dados obviamente tende à crescer, por isso voce deve fazer cópias de segurança de sua base de dados para que não a perca em caso de algum problema com o site. Normalmente para a administração das bases de dados, os painéis de administração do site permite que voce tenha todo o controle para criar bases de dados, usuários de acesso e definir as suas senhas. Meu provedor utiliza o CPANEL, que aciona por sua vez o PHPMyAdmin, que é o administrador das bases de dados Mysql, onde voce pode criar tabelas, indices, triggers, etc .etc. etc .etc.




Add your Comment
Notas pessoais welcomes all comments. If you don't want to be anonymous, register or log in. It's free.

Ferramentas pessoais
Imprimir/exportar

contador de visitas